MAURÍCIO CADAVAL (Currículo Resumido)
Formação básica
Formado em Sociologia e Administração Pública pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1961-1964). Mestre em Transportes Urbanos pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (1993). Cursos de aperfeiçoamento na Inglaterra e no Japão.
Algumas posições ocupadas
Coordenador de projetos e analista técnico em várias empresas privadas de consultoria nas áreas de planejamento urbano e transportes (Themag, Hidrobrasileira, Serete e outras) entre 1968 e 1981. Chefe do Depto. de Planejamento e Assessor da Diretoria Financeira no Metrô de São Paulo (1974 -1978 e 1987-1988). Superintendente da Empresa de Transportes Urbanos da Região Metropolitana de São Paulo – EMTU/SP (1978 -1980). Chefe de Gabinete do Secretario de Economia e Planejamento do Estado de S. Paulo (1983 -1985).Professor Adjunto de Transportes no Depto. de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (atualmente aposentado), 1988-1993. Diretor Técnico da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes – GEIPOT (1993-1994). Consultor para assuntos de transporte da Secretaria de Política Urbana do Ministério do Planejamento, 1997-98. Assessor do Governo do Peru, Ministério dos Transportes, para projetos de inversões em transportes urbanos de Lima e rodoviários (BIRD-BID), 1996-98. Assessor técnico da NTU Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos de 1994 a 2007. Diretor Presidente do ITRANS – Instituto de Desenvolvimento e Informação em Transporte (Organização Não Governamental e OSCIP) de 2000 a 2007.
Estudos e projetos
Coordenou e participou da elaboração de mais de 70 estudos e projetos para empresas de consultoria e organizações públicas, a maioria nas áreas de planejamento urbano e de transportes. Entre eles, destacam-se o estudo de viabilidade da Linha Leste-Oeste e da rede básica do Metrô de SP, várias análises técnicas para a Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU e os planos diretores de Belo Horizonte, Campinas, São Caetano do Sul, Franca,Fortaleza e Manaus. Realizou vários estudos institucionais, financeiros, sobre tarifação de transporte coletivo para cidades brasileiras e projetos de sistemas de informações para organizações públicas e privadas. Nos últimos anos realizou, entre outros, uma pesquisa sobre transporte informal nas cidades brasileiras (1997) e outras sobre a crise estrutural do setor (Transporte Urbano: Crise e Oportunidades, 1998), sobre integração dos sistemas de transporte (Integração nos Transportes Públicos – Uma Análise dos Sistemas Implantados, 1999), sobre corredores de ônibus (Prioridade para o Transporte Coletivo Urbano, 2002), sobre condições de segurança no transporte coletivo (Condições de Segurança no Transporte Coletivo Urbano, 2002) e desenvolveu o Guia de Marketing para o Transporte Coletivo, em 2 volumes, 2002. Coordenou o Projeto do Sistema de Informações do SETRABH (Sindicato das Empresas de Transporte de Belo Horizonte), 2002-2003. Dirigiu a pesquisa do ITRANS sobre “Mobilidade e Pobreza”, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Consultoria à Fundação Getúlio Vargas em estudo sobre políticas tarifárias na Região Metropolitana de São Paulo. Supervisionou pesquisa nacional sobre “Novas Tendências de Política Tarifária em Transportes Públicos” (2005).
Publicações
Possui cerca de 20 artigos e comunicações técnicas sobre temas de transporte publicados por revistas brasileiras. Defendeu tese de mestrado sobre a política tarifária dos transportes coletivos urbanos nas capitais brasileiras (Universidade de Brasília).
Atividades didáticas e outras
Além de suas atividades como professor da Universidade de Brasília, ministrou diversas conferências e cursos livres sobre transportes em congressos e universidades. Curso sobre tarifas e custos de ônibus ministrado para administradores públicos de sistemas de transportes urbanos da Venezuela (1992). Em 2002 ministrou 11 cursos sobre Marketing no Transporte Coletivo em várias cidades brasileiras. Fundador e membro do Conselho Diretor da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos. Durante 12 anos foi diretor da Revista dos Transportes Públicos. Foi membro do Comitê C-10 sobre Áreas Urbanas da PIARC – World Road Association (1994 e 1995).
CURRÍCULO DETALHADO
Clique aqui para acessar o currículo detalhado.