Eles moram em São Paulo, Curitiba e Brasília. A maioria na capital paulista, mas espalhados por esse mundo de casas e de gente que se espreme e se agita o tempo todo, cada um na sua bolha real ou virtual.
Às vezes se encontram. Qualquer pretexto vale: um aniversário, um dia dos pais ou das mães, um retorno de viagem. Aonde reunir? Na chácara de um, no grande quintal de outro, na casa que acaba de ser reformada. Os mais novos preferem onde houver piscina, pets e brinquedos. Os jovens, onde houver audiência para o violão e o ukulelê, tocados cada vez melhor e prenunciando uma nova dinastia de músicos. Os adultos não dispensam um churrasco, a cerveja e um bom vinho.
Entre um copo e outro, conversam, conversam, conversam sobre tudo. Se reconhecem e se atualizam a cada novo encontro. Os temas são infinitos, não falta assunto. Ultimamente, só os os temas políticos – cheios de pólvora – são tratados com muito cuidado e delicadeza.
São dezessete os participantes mais chegados e frequentes, entre avós, pais e mães, noras, filhos e bisnetos. Somam-se os sempre bem-vindos co-parentes e amigos de longa data que trazem novas notícias e afetos renovados.
É muito bom.
Veja o vídeo completo em www.vimeo.com/mcadaval/videos. Pode também entrar pelo site Artes & Artigos (https://mcadaval.com.br), página “videos e fotos”, opção Vimeo.