Meu novo livro ficou pronto. Ele trata da história da alimentação num período bem específico – meados do século XX – num ambiente igualmente específico, uma família de classe média de Belo Horizonte.
Embora algumas receitas apareçam nas suas páginas, não se trata de um livro de receitas no sentido convencional. Está focado nos hábitos de alimentação, o que vai muito além do cardápio usual, incluindo os comportamentos à mesa de refeições, os ingredientes e utensílios utilizados na preparação e consumo dos alimentos, os equipamentos de cozinha (fogões, geladeiras etc.), os fornecedores (armazéns, feiras livres, padarias, etc.) e outros aspectos envolvidos nos serviços alimentares de uma família. A abordagem destes temas está longe de ser acadêmica: quem conta as histórias são os próprios filhos que, em diferentes momentos, participaram da vida familiar.
Esse livro é o resultado da colaboração de várias pessoas, com destaque para Maria Neuza, Maria Silvia, Maria Lucia e Daisy, minhas irmãs, que, pacientemente, gravaram horas de entrevistas, lembrando detalhes dos hábitos alimentares da família. Foram elas também que prepararam e decoraram, com muita alegria, os pratos para várias sessões de fotografia que, uma vez terminadas, eram avidamente consumidos com a ajuda de filhos, netos e bisnetos.
Uma colaboração essencial veio de Ana Paula Drumond Guerra, amiga e jornalista em Belo Horizonte. Eu e ela nos divertimos muito ao organizar e compilar todo o material que deu origem ao livro.
Conheça o livro:
APRESENTAÇÃO | O CADERNO DE RECEITAS DE DIVA | HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO
| PEQUENA HISTÓRIA GASTRONÔMICA | RECEITAS ESPECIAIS – DOWNLOAD COMPLETO